logo RCN

Tempestade Tropical "Akará" se intensifica no Atlântico Sul

  • Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil / Arquivo -

Ciclone subtropical ganha força, mas mantém distância da costa brasileira, reduzindo os impactos imediatos nas regiões litorâneas

O ciclone subtropical que se formou na costa do Rio de Janeiro na última sexta-feira (16) alcançou maior intensidade e foi reclassificado como Tempestade Tropical "Akará" nesta segunda-feira (19), segundo informações da Marinha Brasileira. Contudo, o centro da tempestade permanece afastado da costa, posicionado em alto mar, aproximadamente a 650 km a sudeste de Florianópolis.

Embora a formação de tempestades tropicais no Brasil seja incomum devido às temperaturas mais baixas do mar no Atlântico Sul, a tempestade "Akará" se desenvolveu devido à configuração climática específica. Geralmente, a região sul do Brasil está mais acostumada a lidar com ciclones extratropicais, especialmente durante o inverno.

De acordo com a Epagri/Ciram, a tempestade "Akará" está se deslocando para a região sul, mas a previsão é de que perca gradativamente sua força devido à diminuição da temperatura da água em relação à costa do sudeste, onde se originou.

Os impactos mais significativos da tempestade são esperados em alto mar, com previsão de ondas entre 3 e 4 metros de altura, o que aumenta os riscos para navegação e pesca. Nas proximidades do litoral catarinense, os impactos são menores, com ondulação variando entre 1,5 e 2 metros de altura e ventos moderados entre 20 km/h e 30 km/h, com rajadas de até 50 km/h.

Apesar de existir a possibilidade de que o sistema ganhe força suficiente para evoluir para um furacão, semelhante ao ocorrido com o Catarina em 2004, o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, considera essa probabilidade pequena devido às condições desfavoráveis, como a temperatura mais fria das águas na região sul do Brasil.

"A chance é bem pequena. Por que? Porque ele está indo ao sul. Ao sul a temperatura do superfície do mar é fria, gelada, então acaba não tendo uma condição favorável. A tendência dele é se dissipar", explica o especialista.

Governadora em exercício abre encontro de startups lideradas por mulheres em evento da Fapesc nesta quarta Anterior

Governadora em exercício abre encontro de startups lideradas por mulheres em evento da Fapesc nesta quarta

Resultados preliminares do concurso público da Secretaria de Educação de Joinville são divulgados Próximo

Resultados preliminares do concurso público da Secretaria de Educação de Joinville são divulgados

Deixe seu comentário